Saturday, June 24, 2017

2017 - Vive la France! {Carcassone & Montpellier}

De volta à França, dessa vez dando uma passada pelo Sul, visitei a comuna francesa Carcassone. Cruzando a Pont-Vieux, no Rio Aude, chegamos à Cidadela de Carcassone, uma arquitetura medieval do século XII, com 52 torres, considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO. Uma construção realmente incrível. Feita de pedra, possui um muro exterior e um interior - sistema que na época de sua construção, antes da artilharia, dava grandes vantagens defensivas, permitindo combater e dividir os atacantes em duas seções, tornando-os mais vulneráveis. 
O mais legal, foi adentrar a Cidadela esperando ver ruínas e encontrar várias casas, hotéis, restaurantes e bares. Até tomei um vin chaud (quentão ou vinho quente).

 Depois, visitei a charmosa Montpellier, oitava maior cidade francesa. O calçadão da cidade parece um cenário de filme Disney, com belas construções, tanto no centro histórico, quanto na parte moderna.

A Cathédrale Saint-Pierre de Montpellier é, além de igreja católica, um monumento gótico, do século XIV, que arranca suspiros com sua magnitude ao pôr do sol.

A Place Royale du Peyrou também é palco de belíssimas paisagens. Construída nos séculos XVII e XVIII, a esplanada, em sua origem, era constituída apenas da praça real com uma estátua do rei Louis XIV, o Rei Sol, em seu cavalo. No século XVIII, Louis XVI estabeleceu um "non altius tollendi", em que nenhuma construção poderia ultrapassar o limite que prejudicasse a vista panorâmica do local (lei válida até hoje).
Ainda tive a honra de encontrar alguns Salgueiros Lutadores bem mansinhos.

O Musée Fabre é um dos mais importantes museus de arte na França, com mais de cinco mil obras à serem exploradas. A que mais me encantou, foi a escultura de Voltaire, feita com argila, gesso e madeira por Jean-Antoine Houdon (1741-1828). A estátua do pensador parisiense é tão impressionante que só faltava falar sobre o Século das Luzes e seus ensaios em Cartas Filosóficas (1734), defendendo a tolerância religiosa e combatendo o absolutismo.

Também assisti a um filme no Planétarium-Galilee, localizado no Centre Commercial Odysseym, cheio de boutiques e restaurantes ótimos. O filme “Dream to fly: le rêve d’Icare” foi muito legal, contando sobre a ousadia do homem ao desafiar a gravidade e voar mundo afora.

Para finalizar, nada mais francês que comer uns bons Macarons e assistir a uma Jam Session (encontro de músicos para tocar música popular, como jazz, de improviso) em uma adega!


No comments:

Post a Comment