Saturday, June 24, 2017

2013 - Espetáculo de Luzes {Puerto Rico}

Fugindo do inverno rigoroso em Washington DC, embarcamos para passar um Ano Novo caliente em Puerto Rico. A Plaza de Cólon ainda estava decorada com as luzes do Natal que criaram um espetáculo junto aos fogos de artifício brilhando no céu. 
Me senti muito acolhida pela simplicidade da Velha San Juan. A praça é rodeada por restaurantes e cafés com comida caseira, árvores grandes com sombras perfeitas para sentar e relaxar, observando os coloridos edifícios históricos dos séculos XVI e XVII, quando Porto Rico era colônia da Espanha.
Imagem do Google

A definição de paz também pode equivaler às areias tranquilas de Vierques. Este lugar me cativou com a bela paisagem de águas azul-turquesa. Parecia que havia entrado em um cartão-postal.
 

Fomos convidados para um passeio em um lago que brilha no escuro... Parecia piada, mas a curiosidade era enorme. A expectativa de transporte era uma van de turismo conduzida por um guia típico e, na realidade, fomos na carroceria de uma camionete. Meu primeiro pensamento foi que seria um desastre total! A camionete avançou na estrada de chão, em uma vegetação bem fechada e a escuridão total tomou conta.
 O guia usou uma lanterna para nos guiar até o Kayak. E remamos e remamos... Chegando ao centro do lago, onde a lua brilhava forte, cada movimento fazia a água brilhar. Em torno do Kayak, ela brilhava... Os microorganismos que emitiam um brilho azul-esverdeado eram comparáveis a micro-gemas guiadas pelos nossos movimentos. 
Estávamos em uma baía bioluminescente, raridades em nosso planeta. Quando agitados, os Pyrodinium bahamenses reagem emitindo luz durante cerca de um décimo de segundo.
 Eu, inutilmente, tentei registrar esse momento, mas não consegui uma representação decente. 
Espetacular? Excepcional? Brilhante? 

Na verdade, a experiência foi indescritível.
Imagem do Google

No comments:

Post a Comment