Saturday, June 24, 2017

2015 - A Capital Monumental {Brasília}

Brasília: cidade que é comumente lembrada por escândalos, mas, na verdade, é muito mais que um centro político. Planejada em 1956, por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, e inaugurada em 1960 por JK, é considerada um Patrimônio Mundial pela UNESCO, devido ao seu conjunto arquitetônico. 
Fui à capital para participar do evento Globalização sem Fronteiras, na UnB, onde 30 ex-alunos Ciência sem Fronteiras compartilharam suas experiências internacionais. Aproveitei para conhecer um pouco mais sobre a sede dos três poderes da República: o Executivo, Legislativo e Judiciário.

O Poder Executivo, com atribuições administrativas, desde 1891 é exercido na Federação pelo Presidente da República, ao mesmo tempo Chefe de Estado, Chefe de governo e Comandante das Forças Armadas, sendo auxiliado em sua função pelos Ministros de Estado. No âmbito estadual, o executivo é exercido pelo Governador do Estado, e no municipal, pelo Prefeito.
Palácio do Planalto, projetado por Niemeyer, é a sede do poder executivo do Governo Federal brasileiro, onde está localizado o Gabinete Presidencial.
Visitei, também, o Palácio do Itamaraty ou Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE), órgão do Poder Executivo responsável por assessorar o Presidente no desenvolvimento das relações do Brasil com outros países, realizando tarefas diplomáticas de representar, informar e negociar.

O Poder Legislativo, que estabelece a elaboração/aprovação de leis, é exercido, no âmbito federal, pelo Congresso Nacional, que também fiscaliza o Estado brasileiro, e, por vezes, administra e julga. 
O Congresso é composto pelo Senado Federal e a Câmara dos Deputados. No âmbito municipal, a Câmara de Vereadores exerce o poder legislativo. 
No museu do Congresso, o guia contou que, no Rio de Janeiro, houve um palácio que abrigou o Senado entre 1925 e 1960, o palácio Monroe, originalmente construído nos EUA, em 1904, como o pavilhão do Brasil na Exposição Mundial de Saint Louis, onde os países apresentavam ao mundo o que tinham de melhor, com o intuito de atrair investidores, no caso brasileiro, servindo aproximadamente 5000 xícaras de café. Encerrada a exposição, o pavilhão foi despachado num navio para o Rio e erguido no ponto mais nobre da então capital: a Avenida Central, atual Rio Branco. 
Imagem do Google
 Nos anos 70, diante da degradação do prédio, surgiram as ideias de demolição do Monroe. Na visão de Lucio Costa, projetista Brasilia, o prédio era sem valor arquitetônico. O jornal O Globo também se posicionou pela demolição. O Jornal do Brasil, contra, defendendo que o palácio tinha um valor histórico inquestionável. Infelizmente, a obra foi demolida em 1976, com o aval oficial do Presidente General Ernesto Geisel, na época da ditadura militar.

Por fim, temos o Poder Judiciário que, com função de julgar, encontra sua mais alta instância no Supremo Tribunal Federal (STF), guardando a Constituição Federal de 1988. O Poder Judicial é constituído por ministros, desembargadores, promotores de justiça e juízes.

Também visitei a encantadora Catedral de Brasília, projetada por Niemeyer, que foi o primeiro monumento a ser criado na cidade, em 1960, com dezesseis colunas de concreto, pesando noventa toneladas.
Capturei um momento ímpar, com um pombo enfeitando a estátua do apóstolo cristão.

No Workshop Globalização sem Fronteiras, além de rever os velhos amigos, contamos nossas histórias e experiências, mostrando o aproveitamento do programa Ciência sem Fronteiras. Falei durante a sessão "Um ano na Catholic University (PUC-DC)". Também confraternizamos em um belo Jantar Beneficente com as Estrelas, no restaurante Coco Bambu e finalizamos o evento com um "WishList" discutindo como melhorar para transformar!

x

No comments:

Post a Comment