Saturday, June 24, 2017

2015 - A Força das Cataratas do Iguaçu {Foz do Iguaçu}

Dividida entre Paraná e Paraguai, está uma das maiores obras de engenharia do país: a hidrelétrica Itaipu Binacional. 
Fizemos uma Visita Técnica para alunos de Engenharia, que incluia a vista Panorâmica, visita à galeria dos geradores, barragem e eixo da turbina. 
A usina, construída na época da ditadura, possui 20 unidades geradoras e capacidade de geração de 14.000 MW, fornecendo em torno de 17% da energia consumida no Brasil. A quantidade de concreto utilizada na obra equivale à construção de 210 estádios do tamanho do Maracanã!
Tivemos a sorte de presenciar a abertura de uma das calhas do vertedouro, sistema que controla o nível d'água do lago, abrindo quando o fluxo está acima da capacidade de geração.     

Aproveitamos também para conhecer o Parque Nacional do Iguaçu, que abriga o maior remanescente de floresta Atlântica da região sul do Brasil. 
O passeio começou tranquilo, com uma diversidade de fauna e flora exuberantes. Esta diversidade levou o parque a ser a primeira Unidade de Conservação do Brasil a ser instituída como Sítio do Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, em 1986.


Seguindo floresta a dentro, a força das águas vai aumentando cada vez mais e o frescor das Cataratas tomando conta do ar... 


Até chegar o momento de optar entre molhar-se ou não se molhar. Para quem preferir ficar sequinho, são vendidas capas de plástico no local...


Mas digo que tomar um banho nas Cataratas do Iguaçu (do tupi-guarani, "água grande") não só encharca as roupas, mas lava a alma... 
A força das águas faz-nos sentir pequeninos e convida-nos a curvar diante da grandeza da Mãe Natureza!

No comments:

Post a Comment