Saturday, June 24, 2017

2016 - A antiga cidade de {São Francisco do Sul}

São Francisco do Sul, carinhosamente chamada de São Chico, é a cidade mais antiga de Santa Catarina e a terceira mais antiga do Brasil, ocupada por volta de 1553. Apenas cinco anos antes, o Rei de Portugal sentiu a necessidade de criar uma administração central para o Brasil Colônia: o Governo Geral.
A cidade é repleta de construções antigas, frutos da soberba arquitetura colonial portuguesa, que foram construídas com os materiais mais abundantes daquela época: pedras, areia, argamassa de conchas e óleo de baleia (camada de gordura que protege as baleias do frio e, até o final do século XIX, era utilizada como combustível para iluminação, lubrificante e até na margarina).

Em 1768, devido à prosperidade alcançada pela vila, decorrente da tributação sobre farinha, peixe e aguardente, a população decidiu edificar um novo templo na cidade: a Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça, com uma arquitetura simples e charmosa. 


Próximo à Igreja, no Centro-Histórico, está um pequeno pedaço da história da colonização do sul do Brasil, com casarões coloridos centenários ao longo da orla.
Imagem do Google

 Andando pelas ruas, ruelas e becos, até encontramos uma entrada para o Beco Diagonal. Pena que estava rebocada... 😛

Também curtimos a calma Praia de Enseada e, para fechar com chave de ouro, encerramos o dia sentados nas gigantes pedras da Prainha, onde assistimos a um pôr do sol deslumbrante!


No comments:

Post a Comment