Friday, June 23, 2017

2010 - Concrete Jungle {Nova York}

Como prêmio do Concurso "I Think New York" eu podia escolher viajar para Inglaterra ou Estados Unidos em um mês de intercâmbio. Como era obcecada pelos EUA, obviamente, decidi me aventurar novamente pelas terras americanas.

Viajamos em uma turma grande de brasileiros para fazer o Programa Language Camp, da Education First, na cidade de Tarrytown, NY. Fomos acompanhados de dois líderes do grupo desde o aeroporto. O programa tem duração de um mês, com a última semana para passeios. Tínhamos aula durante o dia e cada aluno era alocado em uma turma de acordo com seu nível. Na época estava com inglês intermediário (B2). 
O Campus em Tarrytown é simplesmente fantástico! O local pertencia a uma faculdade católica para mulheres, mas devido à dificuldades financeiras, foi vendido por $27 milhões para a EF. 
Imagem do Google
A estrutura conta com diversas salas de aula, áreas de lazer, teatro, restaurante e dormitórios, os quais organizamos muito bem durante nossa estadia, como vê-se abaixo. Mas para um bando de jovens de 15 anos, até que nos viramos bem...
 Nas horas vagas, eram organizadas várias atividades para que os intercambistas não ficassem ociosos: passeios, compras e até festinhas multiculturais que começavam as 21h00 e terminavam 00h00...

Tarrytown dista 40km de Nova York, então nas horas vagas, aproveitávamos a cidade grande. Tanto de dia, quanto à noite, passear pela Times Square é fascinante. Há tanta coisa acontecendo, tantas luzes, tantas pessoas diferentes, que trazem uma vibração de encantamento com a selva de concreto.

Nossos guias alugaram duas limos e fomos passear pelas ruas de NYC. Por incrível que pareça, alugar uma limousine nos EUA não é caro. Sinceramente, não achei nada de mais, mas me diverti com os japoneses tirando foto quando abríamos a janela, na expectativa de ser alguém famoso. 

Também fizemos uma visita guiada pela Sede da Organização das Nações Unidas (ONU), fundada em 1945, pós Segunda Guerra Mundial, com objetivo de promover a cooperação internacional. Hoje, com 193 países membros, a ONU possui seis orgãos principais: a Assembleia Geral; o Conselho de Segurança; o Conselho Econômico e Social; o Conselho de Direitos Humanos; o Secretariado e o Tribunal Internacional de Justiça. 
Em 1956, o Brasil presenteou a ONU com dois painéis "Guerra e Paz" do pintor Candido Portinari, cada um com cerca de 14 x 10 metros. Portinari trabalhou nos painéis entre 1952 a 1956, contrariando sua avaliação médica. O pintor desencarnou em 1962, intoxicado pelo chumbo presente nas tintas.
Imagem do Google

No Museu Metropolitano de Arte (MET) apreciamos obras de arte egípcias, africanas, asiáticas, europeias e de muitas outras culturas. Além disso, para os músicos curiosos, há uma área com instrumentos musicais das mais variadas épocas.

Um fato que me intrigou foi que, diferentemente da torcida brasileira, os americanos são incrivelmente calmos durante as partidas esportivas. Assistimos ao jogo de baseball dos Yankees x Angels. É claro que o baseball não é um esporte tão movimentado como o futebol, mas os americanos não são muito vibrantes durante o jogo, no máximo batiam palmas. O momento mais emocionante foi quando o estádio parou para fazer a famosa ola.

Também fomos no museu de bizarrices Ripley's Believe it or not
Acredite se quiser, o artefato abaixo é uma cabeça humana! O Tsantsa, ritual praticado pelos índios Jivaros da costa do Equador, consiste em reduzir a cabeça de um inimigo ao tamanho da palma de uma mão.
Na loja de lembrancinhas do museu, comprei um pirulito com um escorpião. Duvidei que fosse de verdade, mas, acredite se quiser, era. Jamais vou esquecer o gostinho delicioso de lamber um escorpião...

Um lugar impedível para comer em NYC é o famoso Hard Rock Café, um ambiente extremamente agradável, com uma decoração incrível, tematizada com os astros do rock.   

Também fomos ao Show do Jack Johnson, no Madison Square Garden. Confesso que eu só conhecia a música Sitting, Waiting, Wishing, mas adorei o show.
 

Outra parada, que rende umas fotos bem divertidas, é o museu de cera Madame Tussauds. Tirei fotos com Beyonce, Papa, Brad Pitt, Madonna, Spice Girls, Eistein e até com o pai e a mãe Obama.

Para quem ama Barbies, na Ilha da Liberdade, há um museu com bonecas de todo o mundo!
 

E dessa vez, cheguei perto da majestosa Estátua da Liberdade, representando Meu Rio Grande vestindo uma bombacha*, tchê!  
*No RS, a bombacha é considerada traje oficial gaúcho desde 1989, quando foi aprovada a Lei Estadual da Pilcha.

No comments:

Post a Comment