Saturday, June 24, 2017

2016 - As Belezas de Santa Catarina {Blumenau e Botuverá}

Para comemorar a formatura de um colega Ciência sem Fronteiras, viajei para a "Europa brasileira" de Santa Catarina: Blumenau! A cidade é conhecida por sediar a segunda maior festa de cerveja (Oktoberfest) do mundo, atrás apenas da festa original alemã, é claro. O evento acontece no Parque Vila Germânica, com edificações graciosas inspiradas pela arquitetura alemã.

Visitamos também o Parque Ramiro Ruediger, um local muito agradável para descanso, esportes e lazer.

 Blumenau pertence à região do Vale do Itajaí, que une 54 municípios, dentre os quais está Botuverá, conhecida por suas impressionantes cavernas. 
Demoramos mais ou menos 2 horas de Blumenau até a cidade. Nos perdemos, um pouco, no caminho, mas achamos um farol e fizemos uma parada para tirar uma foto no estilo LOST. 😛


Os passeios no Parque das Grutas são acompanhados por guias e tem um limite de pessoas que podem entrar por dia, então é mais seguro agendar. Tivemos sorte de entrar na última visita do dia. 
O local ao redor das cavernas é de uma natureza tão tranquila, com rios e cachoeiras lindos, que tornam um prazer esperar até o horário do passeio.

Antes de entrarmos na gruta, assistimos a um vídeo sobre o parque. As grutas possuem, aproximadamente 1200m de extensão, repletas de esculturas naturalmente criadas pela água. Os salões das cavernas possuem até 20m de altura e as sombras em conjunto com o som das gotas d'água caindo produzem um bem estar que convida ao silencio e à observação.
Para segurança, não é permitido tirar fotos, mas subindo e descendo escadas, chega-se a um espaço amplo incrível, com colunas de estalactites e estalagmites que se assemelham a um belo órgão de tubos. O guia contou que antigamente atiravam-se pedras nas formações, que propagavam um som de órgão. Hoje, esta prática é proibida para não danificar a gruta, afinal, estima-se que o local começou a ser formado há pelo menos 65 milhões de anos. É preciso preservá-lo!
Imagem do Google



No comments:

Post a Comment