Saturday, June 24, 2017

2017 - Grande {São Paulo}!

De mudança para Indaiatuba-SP, vim trabalhar na empresa SEW EURODRIVE (abreviação de Süddeutsche Elektromotoren Werke). Fundada na Alemanha em 1931 e, no Brasil, desde 1978, a empresa fabrica motoredutores, produtos eletrônicos e motores elétricos. A vista da janela do escritório é tão linda que poderia bem ser uma inspiração de paisagem para Monet. E o céu, a cada manhã, me surpreende com uma pintura nova.

Aproveitei para rever os velhos amigos de Campinas e me aventurar no Boliche. 
Tinha esperança de ter um talento escondido, mas foi desastroso. Ainda assim, muito divertido!

Na Grande São Paulo, reencontrei uma amiga do meu primeiro intercâmbio em 2010!

Também, visitei o famoso Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), com acervo tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Pude apreciar uma das obras mais importantes de Portinari: "O Lavrador de Café" (1934), retratando, de forma marcante, a dureza enfrentada pelo trabalhador negro nos cafezais do século XX. 

Das várias obras impressionistas (Monet, Renoir, Cézanne, Degas, Manet), a que mais me impressionou, com sua delicadeza, foi a obra "Rosa e Azul"(1881) de Renoir.

Prestigiei, finalmente, uma obra impressionante de Antônio Francisco Lisboa, também conhecido como Aleijadinho. Com estilo Barroco e Rococó, Aleijadinho esculpia obras serenas e cheias de expressividade. Por volta dos 40 anos de idade, desenvolveu uma doença nas articulações, aos poucos perdendo os movimentos das mãos e dos pés. Mesmo limitado, ele continuou a trabalhar. No ínicio do século XIX, Aleijadinho desencarna, abandonado na Terra e reverenciado nos Céus.

No comments:

Post a Comment