Saturday, June 24, 2017

2014 - The NASA Experience {Walloops Island & Palestine}

A NASA selecionou 10 universidades americanas para participar do primeiro NASA's Undergraduate Student Instrument Program (USIP), com objetivo de promover a ciência e desenvolver os estudantes nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. A Catholic University, universidade em que estava realizando intercâmbio, foi uma das selecionadas.
Quando ouvi falar do projeto, pensei em nem me inscrever, pois era muito fora da minha área de formação. Acabei me inscrevendo e guess what? Fui selecionada. 

Trabalhamos durante um ano, sob tutoria dos colaboradores da NASA, no projeto “A Prototype Attitude Determination System for High Altitude Research Balloons”, financiado pela NASA em parceria com a CUA. O programa de balões científicos da NASA lança equipamentos cheios de hélio em grandes altitudes para realizar pesquisas com custo de produção inferior ao de satélites e foguetes.
No desenvolvimento do protótipo para determinação da orientação do balão, trabalhei em um pouco de tudo: programação, desenvolvimento e montagem de circuitos elétricos, compra de equipamentos e emissão de relatórios. 

Tivemos a oportunidade de visitar o centro de lançamento de foguetes Walloops Flight Facility, que demorou um mês para autorizar nossa entrada. No centro, já ocorreram mais de 16.000 lançamentos. Chegamos à noite, em uma cidadezinha pequena, com baixíssima iluminação pública, por consequência, com um céu noturno lindo em que as estrelas cintilavam! 
Na loja do centro, comprei um pacote de sorvete napolitano de astronauta, que é uma espécie de esponja desidratada, que quando colocada na boca, hidrata com a saliva e fica realmente saborosa e cremosa como um sorvete! Muito interessante!
Imagem do Google
 E finalizamos o projeto no centro Columbia Scientific Ballon Facility (CSBF), em Palestine,Texas. Foi uma grande satisfação ouvir de um engenheiro da NASA que o meu trabalho não parecia um trabalho de estudante! 🙌

Pra ter uma noção da grandiosidade dos equipamentos, olha o tamanho do veículo que leva as cargas...


 O lançamento do nosso projeto foi realizado com sucesso de Fort Summer, NM, e o balão aterrissou nas coordenadas 33-57.19 N / 107-20.27 W a 300 pés de um arroio, precisando ser recuperado de helicóptero. Pudemos acompanhar ao vivo a carga se movimentando no espaço.

No comments:

Post a Comment