Monday, July 17, 2017

2017 - SuperAÇÃO no Curso OWD {Campinas}

Começamos uma aventura de superação de medos na Escola de Mergulho Captain Dive em Campinas! O Curso Open Water Diver, da SCUBA SCHOOLS INTERNATIONAL (SSI), forma mergulhadores de águas abertas com utilização de equipamento autônomo de respiração. O curso possui três módulos: teórico, treino em piscina e treino em águas abertas.
No curso teórico, tivemos uma introdução aos equipamentos e aprendemos também técnicas de equalização, riscos associados à variação de pressão e como realizar um mergulho seguro. A teoria é fundamental, pois compreender o que se passa, tanto tecnicamente quanto fisicamente, é essencial para um bom controle emocional.

Após um show do CPM22, na noite anterior, o segundo dia de aula foi de prática na piscina. Alagamos a máscara, engolimos água, mas começamos a nos familiarizar com o equipamento SCUBA. 

Aprendemos sobre a montagem do sistema, respiração, comunicação subaquática, snorkeling e ações de segurança no caso de falta de ar ou emergências. Mas a técnica que mais me encantou, foi o controle da flutuabilidade com a respiração. Dando ritmo à inspiração e expiração, é possível ficar estático para observar a vida marinha a uma pequena distância, sem impacto ambiental.  

Tivemos a sorte de aprender com um instrutor super paciente com duas alunas medrosas! Uma curiosidade super legal é que a Captain Dive treinou o ator do longa infantil 3D Pluft o Fantasminha, Nicolas Cruz, de apenas 10 anos para as gravações subaquáticas do filme, e a escola está nos bastidores das gravações, no estúdio montado dentro de uma piscina de 6 metros de profundidade na Escola Superior dos Bombeiros!


No comments:

Post a Comment