Monday, August 28, 2017

2017 - O Passado Maldito e o Presente Glorioso de {Ilha Grande}

Partimos com a Captain Dive para finalizar as aulas de mar do Curso Básico de Mergulho em Ilha Grande, RJ. A ilha, que fica a uns 40 minutos de barco de Angra dos Reis, é a maior do Rio de Janeiro, com uma vegetação de mata atlântica de uma beleza encantadora. 

Ficamos na pousada Nautilus, um local extremamente tranquilo e aconchegante, com uma comida realmente excelente e uma vista maravilhosa.

A ilha, apesar de suas belezas, carrega em suas terras uma história de muita tristeza. No passado, foi uma rota estratégica para piratas ingleses, holandeses e franceses que faziam tráfico ilegal de escravos e contrabando de ouro e mercadorias. Também, abrigou um lazareto, hospital onde os imigrantes eram isolados para não espalhar doenças, posteriormente, transformado em uma prisão.  Hoje, a atividade pesqueira é a fonte econômica mais importante para a população, juntamente com o turismo.

Tivemos nossa primeira aula de mar na própria pousada, que possui um deck, simulando um barco, com suporte para os cilindros e espaço para dar o "passo de gigante". Montamos o equipamento e caímos na água! A primeira descida sozinha foi uma loucura. Descemos uns 7 metros, com bastante coisas para gerenciar: respiração, flutuabilidade, compensação da pressão no ouvido, etc. Coisas que na segunda descida já se tornaram mais naturais, e, estando mais relaxada, pude apreciar as belezas da vida marinha. 
As águas do "mar de dentro" estavam um pouco agitadas, mas no terceiro mergulho, já estava dominando bem melhor as técnicas. Vi pela primeira vez uma tartaruga, mas a bixinha nadava tão rápido que não consegui acompanhar por muito tempo. No quarto e último mergulho, senti uma evolução tremenda e o segredo foi a tranquilidade. Fiz um passeio maravilhoso, em que consegui controlar muito melhor a flutuabilidade, que é essencial para observar o mundo subaquático sem encostar em nada.
Como a visibilidade estava em torno de 1 metro, infelizmente, não pudemos visitar o navio Pinguino, naufragado em 1967, que se encontra a 7-20 metros de profundidade.

À noite tivemos uma palestra maravilhosa de harmonização de vinhos, com o presidente da Associação Brasileira de Sommeliers, Bruno Vianna. 
O sommelier e Engenheiro Eletrônico possui o 2˚ maior título para profissionais do vinho, pelo Instituto Masters of Wine em Londres, podendo, agora, candidatar-se ao maior título mundial, concedido pela Court of Master Sommelier.
 O tema do evento foi Vinhos da Espanha, onde aprendemos um pouco sobre os pontos de análise para degustação de vinhos: visual (coloração, tonalidade, lágrimas...), olfato (floral, frutado, amadeirado...) e paladar (doçura, acidez, adstringência...). 
Degustamos 7 vinhos espanhóis magníficos, harmonizados com petiscos e um jantar delicioso. A harmonização que mais gostei foi do vinho Jerez Pedro Ximenez Viña 25 com figo, na sobremesa. Um show de sabores!

"Do nascimento, o homem carrega o peso da gravidade em seus ombros. É aparafusado à terra. Mas homem só tem que afundar embaixo da superfície e ele estará livre." - Jacques-Yves Cousteau